Dois homens foram presos após serem apreendidos com 540 kg de drogas (maconha do tipo skank) em Maraã, ontem, segunda-feira (6).
Além da carga de entorpecentes, foram apreendidas três espingardas e uma embarcação de pequeno porte em material alumínio.
De acordo com a delegada geral da Polícia Civil, Emília Ferraz, a droga tem origem da Colômbia e faz parte de um esquema que já vinha sendo estudado pela polícia há mais de duas semanas.
“As equipes já estavam há mais de 15 dias estudando como se desenvolvia e como era armazenada a droga. A droga está avaliada em mais de R$ 2 milhões. Conseguimos tirar essa quantidade toda de circulação”, disse.
A droga entrou no Amazonas por meio fluvial, tendo passado pelo Rio Cuiuní, subafluente do Rio Negro. De acordo com o Diretor do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Paulo Mavignier, o município de Barcelos seria o destino.
“Esta é uma operação de grande complexidade que resulta num prejuízo para o mundo do crime organizado. Os grupos ingressaram na selva, numa área muito remota. Trata-se de uma rota antiga que pela primeira vez a polícia conseguiu entrar”, disse.
A apresentação do material apreendido foi feita na Delegacia Geral de Manaus na tarde desta segunda-feira (6). Outros 800 kg de drogas já haviam sido apreendidos na mesma operação na semana passada, resultando na prisão de outros três integrantes do grupo, suspeitos de fazerem o carregamento das drogas.